Perguntas Frequentes

  1. Qual o prazo para submissão de propostas ao Primatec?

    O Primatec analisará e investirá em empresas até consumir todo o seu recurso aplicável, o que deverá ocorrer até 2018. Quanto antes a proposta for submetida, melhor.

  2. Como acompanho o meu processo seletivo?

    Após preencher e enviar o resumo de oportunidade pelo Portal, o empreendedor deverá acompanhar o andamento do seu processo seletivo também pelo Portal. Toda troca de informações entre o Fundo e o empreendedor será feita pelo mesmo.

  3. Quantas empresas serão selecionadas?

    Devem ser selecionadas entre 12 e 20 empresas no período de quatro anos.

  4. Qual a duração do processo seletivo?

    O Primatec terá por objetivo fazer um processo de seleção e investimento ágil, porém rigoroso . Estima-se  1 a 2 meses para cada uma das etapas dependendo da rapidez com a qual o candidato forneça as informações solicitadas, assim como da qualidade dos dados enviados. Vale ressaltar que particularidades em cada fase podem levar a um prazo mais curto ou mais longo.

  5. Qual o investimento médio em uma empresa?

    A quantia investida por empresa deverá variar de acordo com o perfil, modelo de negócios, potencial de crescimento, capacidade de execução e necessidade de caixa de cada empresa.

  6. Empresas de que setores se qualificam para o processo seletivo?

    Pequenas e médias empresas inovadoras, com grande potencial de crescimento e escalabilidade de vendas, que sejam incubadas ou graduadas de incubadoras ou parques tecnológicos. Deverão ser investidas prioritariamente empresas que atuem nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Energia, Sustentabilidade e Economia Criativa.

  7. O Primatec será sempre meu sócio?

    O Primatec buscará retorno sobre o capital investido através da venda da participação societária. Ou seja, o Fundo apoiará o crescimento da empresa investida e futuramente venderá as ações inicialmente adquiridas. A diferença entre o preço da venda no futuro e o preço das ações no presente (momento do investimento) representa o retorno alcançado. Esta venda das ações, denominada "desinvestimento", precisará ocorrer até outubro de 2022, prazo definido no regulamento do Fundo.

  8. Sou uma empresa Limitada (Ltda.). Estou apto a receber recursos do Primatec?

    Sim, entretanto o investimento do Fundo estará condicionado à transformação da  empresa investida em Sociedade Anônima. Não se preocupe, pois essa transformação poderá ocorrer depois que os entendimentos sobre o investimento já estiverem bem avançados.

  9. O Fundo Primatec fornecerá recursos na modalidade reembolsável (empréstimos) e não reembolsável (editais, subvenções)?

    Não, nenhum dos dois. O Primatec será um Fundo de Investimento em Participações destinado à aplicação em empresas emergentes inovadoras. Este investimento acontecerá na forma de compra de participação acionária nas empresas alvo. O Fundo aportará recursos em troca de ações, ou seja, o Primatec será sócio do negócio.