Sem Processo: a lawtech investida pelo Fundo Primatec em meio à crise

  • Home
  • /
  • Novidades
  • /
  • Sem Processo: a lawtech investida pelo Fundo Primatec em meio à crise
Publicado em

 

O Fundo Primatec concluiu round de investimento no Sem Processo, lawtech que possui plataforma líder de mercado. O investimento é um demonstrativo que ambientes de crise e incerteza são propícios para a criação e desenvolvimento de dinâmicas disruptivas, inclusive no direito. Com o aporte para alavancar seu crescimento, o Sem Processo ingressa na carteira do Fundo Primatec, que possui R$100 milhões em capital comprometido e, com esse investimento, completa 12 empresas no portfólio.

O Sem Processo é uma Lawtech (empresa de base tecnológica que atua no mercado jurídico) que tem o PTM (propósito transformador massivo) de "conectar advogados para reduzir conflitos no mundo".

A empresa nasceu em 2016 e desde então vem buscando resolver um grande problema nacional. Atualmente, o Brasil gasta aproximadamente 2% do seu PIB com o Judiciário e possui mais de 80 milhões de processos judiciais ativos. Não há nenhum país no mundo com números similares.

Segundo Thiago Brandão, sócio da Antera, o volume de processos judiciais, bem como outras demandas relacionadas à fluxo de informações da área jurídica, seja ela na esfera pública ou privada, cria um mercado potencial enorme para soluções que venham corrigir suas ineficiências.

A plataforma é exclusiva para advogados, e o seu cofundador e CEO, Bruno Feigelson explica que "O advogado é, e sempre será, indispensável". Mas completa "o desafio está justamente em demonstrar para os colegas advogados que o acordo é o melhor caminho para todas as partes".

A iniciativa tem rendido frutos, em 2018 foram 2 bilhões de reais trafegados pela plataforma. Em 2019, os números subiram para 3 bilhões no ano. Em 2020 às promessas são ainda maiores. Feigelson explica que a quarentena só ampliou o desejo por acordos: "Parece que o mercado acordou para a Advocacia 4.0, observamos um ambiente de maiores disputas, mas também de mais acordos. Empresas e advogados aceleraram a curva de digitalização. Estamos batendo recordes todos os meses".

A plataforma do Sem Processo é líder de mercado, e o que se observa é que muitos concorrentes saíram do mercado no ano de 2020. Bancos, seguradoras, varejistas e indústrias dos mais diferentes segmentos estão no portfólio da Lawtech.

Sobre o  Fundo Primatec:

O Primatec é um FIP, com capital comprometido de R$ 100 milhões e seus cotistas são Finep, BNDES, Bandes, BDMG e Fapemig. Seu foco é em empresas inovadoras dos setores de tecnologia da informação e comunicação (TIC), energia, sustentabilidade e economia criativa, sediadas nos Parques Tecnológicos e Incubadoras de empresas nacionais. 

A Antera Gestão de Recursos, fundada em 2005, no Rio de Janeiro, pioneira em investimento early stage no Brasil gere o Primatec. A Antera é especializada em Venture Capital e trabalha para gerar valor em empresas de base tecnológica com alto potencial de crescimento. O Primatec conta ainda com a Brain Ventures como consultor operacional. A Brain é uma Venture Builder do Rio de Janeiro e atua em ambientes de inovação, aproximando empreendedores e capital de risco para a geração de negócios perenes e de valor.

Confira também a matéria na Exame sobre o investimento:

https://exame.com/tecnologia/lawtech-sem-processo-recebe-investimento-e-preve-crescer-200-em-2020/

 

Galeria de Imagens